quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Pessoas Feias!

Para não passar um dia sem que a minha mente divague pelas parvoíces que se me surgem neste espaço vazio localizado entre a ossadura do crâneo e os globos oculares, aqui escrevo mais uma crónica de treta (tenho de justificar o ordenado).
Antes de mais quero clarificar um acto que ocorreu esta manhã.

Uma senhora, cujo nome não recordo, acordou e disse-me:
“Quando acordas, porque não esfregas os olhos como nós mulheres?”
Aqui respondo minha querida:
Porque se tivesses um par de túbaros, também os esfregarias ao invés dos olhos!

Mas pronto, isto foi apenas um pequeno aparte que gostaria de deixar esclarecido.
Aparte as divagações matinais, o tema que me leva a abardinar hoje é muito simples:
Pessoas Feias!
Eu sei, eu sei, a beleza está nos olhos de quem a vê, mas se assim é, existe muito boa gente com alarmantes níveis de miopia.
Não é que eu seja lindo de morrer, mas é por esse mesmo motivo que ando sempre de máscara; não quero ser o causador de cegueira generalizada.
Tal como os ké-frôs, parece que estão em todo o lado!
É gente com quem nos cruzamos diariamente, mas rezamos sempre que passem para o outro passeio, não vão eles transmitir-nos o vírus da horribilidade.
Agora que o tempo anda mais para o frescote, ainda vemos algumas das preponderâncias escalabrosas escondidas por um qualquer sobretudo oferecido pela prima afastada emigrada na Suíça (graças a Deus), e assim sempre conseguimos apreciar a alta-costura de 1925.
Mas, se por ventura essas pessoas se lembram de nos pedir lume ou indicações, ficamos logo com o dia estragado… aquela imagem assola a nossa mente durante horas a fio.
Ficamos com a imagem e dizemos para nós próprios “ se fosse comigo, processava a minha mãe por danos à população”.
Felizmente nem todos temos espelhos em casa.
Pior ainda do que gente feia por natureza, são as pseudo-mais-ou-menos-feias-só-porque-sim.
Traduzindo; recordo-me dos meus tempos de Tom Sawyer, onde quem usava aparelho sinalético no esqueleto dental era considerado esquisito, e era a criancinha que apanhava por apenas duas razões…por tudo e por nada.
Era o “chungoso” lá da escola…podia ser um doce, mas até fazíamos questão de o fazer parecer pior do que era.
Hoje provavelmente é o dono de uma multinacional qualquer.
Adiante, o que na minha altura de teenager inconsciente era piroso, horrível e por vezes nojento, hoje em dia é moda!
Ainda não percebi muito bem o porquê, mas cada vez vejo mais jovens, não tão jovens quanto isso, que exibem orgulhosamente o último grito nas tecnologias estomatologicas.
É com cores, com brilhantes, com retro-reflectores…. Há de tudo.
Creio que existe um modelo que já vem com Bluetooth, vá-se lá entender.
Porquê agora?
Ninguém avisou esses cromos que agora já não há nada a fazer?
Só os olhos é que terminam o seu desenvolvimento mais tarde, tudo o resto temos de nos aguentar à bomboca com o que os nossos ricos paizinhos nos deram.
Aos 40 é que me vou lembrar de colocar um aparelho nas chiclets?
Não amigos e amigas…se não me preocupei antes, quando ainda era “fodível”(passo expressão), agora só se fôr para ter bom aspecto na fotografia do funeral.
Este é apenas um aspecto, e as restantes bizarmas deste nosso lindo e saudável país?
É só vê-las na fila do McDonald’s…parece que estão a armazenar energia para ibernarem.
São quilos e quilos de carne, com todas as molhangas e mais algumas… mas depois usam o lema “Gordura é formesura”…oh amigo(a)??
Nessa altura ainda era sexy as mulheres terem bigode, passa adiante!
Visto a esta altura do campeonato haver provedores para tudo e mais alguma coisa, acho que seria, vá digamos, de bom tom, colocar um provedor de beleza em casa de todos os portugueses.
A função dele seria muito simples:
Podes sair à rua... ou não, deixa-te estar quieto(a) não vás causar acidentes em pleno Marquês de Pombal.

Feio mas com orgulho, parece ser o lema nacional!

Sem comentários: